Translate

BIOGRAFIA

Turismóloga e Artista mineira intimamente ligada a cultura brasileira. Utiliza vários tipos de técnica como desenho à lápis, desenho digital, pintura a óleo e a guache.

A artista Anita nasceu em 1981, no Brasil. Desde criança aprecia o desenho e o colorido. Os temas eram sempre o mundo infantil como fadas, princesas, unicórnio, castelos, noivas e sereias. Nesta época colava as figuras na parede, apesar do protesto da mãe. Com esta brincadeira desenvolveu muito o traço e aperfeiçoou técnica. 

No ensino fundamental teve aulas na oficina de arte e artesanato do colégio em 1996. Uma das primeiras pinturas foi a Igreja de Nossa Senhora do Rosário. Esta igreja pertencer à irmandade dos negros e é até hoje, Nos dias de festas um dos principais palco da Congada.

Em 1998, por recomendação da psicóloga, começa a ter aula de pintura em tela com a artista plástica Eulária. Ela fez  vários desenhos durante o tratamento em 1997 e 1998.   Tinha uma fascinação por temas religiosos. Principalmente pelas figuras de anjos. Fruto da vida barroca, na qual  se inspira.


A arte ajudou-a a superar um momento difícil em sua vida. Em um breve período, permitiu desligar de seu atormento. Embora nunca foi uma solução definitiva para tudo.


Esta é a primeira pintura em Tela. Com as aulas adquiriu conhecimento técnico sobre a pintura à óleo. Nesta época a natureza era um tema frequente.

Participou de varias exposições. A mais importante foi o Salão de Arte  no inicio de 2006. Onde expôs o quadro Igreja do Rosário. O evento reinaugurou a casa de Cultura Maestro Dunga.

Além da exposição das obras selecionadas houve apresentação da Congada, do Coral Canarinhos de Itabirito, Academia Libre Cantare e a Corporações  Musicais Santa Cecília e União Itabiritense. Cada artista recebeu uma placa comemorativa em reconhecimento ao talento.

Esta obra também fez parte de uma exposição na prefeitura,em comemoração ao aniversario da cidade.

2010 integrou o catalogo do  Circuito VDL de arte e cultura. Com a obra Ruas enfeitadas para a festa do Divino.


Pela primeira vez pintou em telha. Misturando colagem e escultura de modo que a obra adquiriu alto relevo. O tema foi inspirado nas ruas das pequenas cidades que são enfeitadas para festas típicas do Brasil.

No ano de 2011 graduou-se em bacharel em turismo pelo Centro Universitário Newton Paiva. Na cerimônia recebeu o prêmio de Melhor trabalho Acadêmico intitulado : "O Potencial Turística da Cavalhada de Amarantina".


Participou em 2012 do IV Salão de arte regional que integrava a cidades de Itabirito, Mariana, e Santa Luzia. As exposições ocorreram no Banco do Brasil e no auditório da VDL em Itabirito; Galeria Solar da Baronesa em Santa Luzia, Galeria do Centro Cultural SESI em Mariana e na Galeria de Arte SESI Minas em Belo Horizonte.

Obra selecionada para o IV Salão