Translate

sexta-feira, 14 de abril de 2017

ZUMBI DOS PALMARES




Título da obra: Zumbi e a conciência negra
Material utilizado: Óleo sobre tela
Dimensão da obra: 30x40 cm
Ano de execução: 2013

Ao pensar em um símbolo da cultura afro-brasileira que pudesse retratar em um quadro. Lembrei-me de Zumbi. Ele foi líder do quilombo de Palmares. Nasceu e morreu na Capitania de Pernambuco e até hoje é símbolo de uma tradição africana marginalizada, mas que persiste em sobreviver.

O grande líder da resistência negra nasceu na Serra da Barriga. Quando tinha 6 anos foi apanhado e entregue à um missionário Português. Assim, nas mãos do missionário, passou por um processo de aculturação ao costumes europeus. Sendo batizando com o nome de Francisco. Ensinaram a língua Portuguesa e o latim no mesmo tempo que trabalhada na igreja, ajudando na celebração da missa. Aos 15 anos, Zumbi revoltou-se com a imposição dos brancos e fugiu para retornar as suas raízes.

O quilombo dos Palmares reunia negros que haviam fugido das Senzalas e prisões. Cerca de trinta mil pessoas habitaram uma grande área territorial. Foi considerada a maior comunidade negra já registrada. Antes de Zumbi ser o líder, quem chefiava a comunidade era Ganga Zumba.

No ano de 1678, o governador da Capitania propôs um acordo de paz para encerrar os conflitos com o Líder de palmares, Ganga. Ele ofereceu a alforria de todos os negros da comunidade em troca da sujeição destes a coroa Portuguesa. Ganga concordou com o proposto, na entanto, Zumbi rebelou-se contra a decisão e derrubou-o do poder, tornando-se o novo líder.

Zumbi governou o quilombo por anos até que o bandeirante paulista Domingos Jorge Venho foi destinado a derrotá-lo. Ele arrasou a capital ferindo Zumbi que fugiu, porem o grande líder foi traído por um dos companheiros. Foi capturado e degolado no ano de 1695

Embora haja controvérsias sobre o caráter do grande líder. Zumbi é mais que um personagem histórico. Ele personifica o mito da resistência negra e da luta contra a escravidão. O dia de sua morte 20 de Novembro é considerado o dia da consciência negra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário