Translate

terça-feira, 17 de abril de 2012

PENSAMENTOS E REFLEXÕES DOS ARTISTAS SOBRE A ARTE

"Um mau pintor faz do sol uma macha amarela. Um bom pintor faz de uma mancha amarela um sol"(PABLO PICASSO)
 
 
"Sinto em mim um fogo que não posso deixar extinguir, que, ao contrário, devo atiçar, ainda que não saiba a que espécie de saída isso vai me conduzir. Não me espantaria que essa saída fosse sombria. Mas, em certos situações vale mais ser vencido do que vencedor." (VINCENT VAN GOGH) 
 
 
"Não extingue sua inspiração e sua imaginação; não se torne o escravo do seu modelo" (VINCENT VAN GOGH)
 
 
"Não tenho certeza de nada, mas a visão das estrelas me faz sonhar " (VINCENT VAN GOGH)

“Não preciso sair da rotina para exprimir tristeza e o estremo da solidão” (VINCENT VAN GOGH)


''Origem das duas Fridas. Recordação. Devia ter 6 anos quando vivi intensamente a amizade imaginária com uma menina de minha idade. (...) Não me lembro de sua imagem, nem de sua cor. Porém sei que era alegre e ria muito. Sem sons. Era ágil e dançava como se não tivesse nenhum peso. Eu a seguia em todos os seus movimentos e contava para ela, enquanto ela dançava, meus problemas secretos. Quais? Não me lembro. Porém ela sabia, por minha voz, de todas as minhas coisas...''(FRIDA KAHLO) sobre a tela As Duas Fridas
''Algum tempo atrás, talvez uns dias, eu era uma moça caminhando por um mundo de cores, com formas claras e tangíveis. Tudo era misterioso e havia algo oculto; adivinhar-lhe a natureza era um jogo para mim. Se você soubesse como é terrível obter o conhecimento de repente - como um relâmpago iluminado a Terra! Agora, vivo num planeta dolorido, transparente como gelo. É como se houvesse aprendido tudo de uma vez, numa questão de segundos. Minhas amigas e colegas tornaram-se mulheres lentamente. Eu envelheci em instantes e agora tudo está embotado e plano. Sei que não há nada escondido; se houvesse, eu veria.''(FRIDA KAHLO)
''Pintar completou minha vida. Perdi três filhos e uma série de outras coisas, que teriam preenchido minha vida pavorosa. Minha pintura tomou o lugar de tudo isso. Creio que trabalhar é o melhor.''(FRIDA KAHLO)

''Querem que eu retrate cinco mulheres mexicanas importantes em nossa história; faço pesquisas para saber que tipo de baratas foram essas heroínas, que tipo de psicologia era o seu fardo, a fim de, ao pintá-las, as pessoas possam diferenciá-las das mulheres comuns e vulgares do México, as quais, para mim, são mais interessantes e poderosas do que as damas mencionadas.''(FRIDA KAHLO)

"Eu pego as lendas e as transformo em coisas comuns; ele pega as coisas comuns e as transforma em lendas".(SALIERI) falando de Mozart

“As cores são minha obsessão, meu divertimento e meu tormento de todos os dias”. (MONET)

“Para mim, uma paisagem não existe por si só, visto que sua aparência muda a todo instante; mas a atmosfera que a cerca a concede vida - a luz e o ar que variam continuamente. Para mim, é somente a atmosfera ao redor que revela seus verdadeiros valores”. (MONET)

“Todos discutem minha arte e fingem compreender, como se fosse necessário compreendê-la, quando é simplesmente necessário amar”. (MONET)

“Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça”. (LEONARDO DA VINCI)

"Por que vê a vista as coisas mais claramente em sonhos do que a imaginação quando acordada?" (LEONARDO DA VINCI)
Que o teu orgulho e objetivo consistam em pôr no teu trabalho algo que se assemelhe a um milagre. (LEONARDO DA VINCI)
“A pintura é poesia muda; a poesia, pintura cega.” (LEONARDO DA VINCI)
 “Um dos maravilhosos privilégios da arte é que a expressão de horror e dor pelo artista, se rítmica e cadenciada, enche do calmo jubilo o espírito”(CHARLES BAUDELAIRE) 
“O homem vive e morre no que vê, mas vê apenas aquilo que sonha.”
(PAUL VALÉRY) 
“Você eriça a plumagem de sonho e noite no meio de nosso silencio” (Stephane Mallaemé) 
“O novo não é encontrado no tema do quadro em si, mas na maneira de expressa-lo” (Camille Pissarro
“Arte é harmonia, harmonia é a analogia de opostos, a analogia de cores, sombras e linhas semelhantes” (Georges Seurat)


"A arte diz o indizível; exprime o inexprimível, traduz o intraduzível". (LEONARDO DA VINCI)

Nenhum comentário:

Postar um comentário