Translate

sábado, 31 de dezembro de 2011

BARBARA HELIODORA



Título: Barbara Bela
Técnica:MontagemAno:2011


Bárbara Heliodora Guilhermina da Silveira nasceu em São João del Rey –MG, no ano de 1758. Foi uma poetisa brasileira, embora sua obra seja de pequena dimensão. Era esposa do inconfidente Inácio Jose de Alvarenga Peixoto. Foi uma mulher de temperamento corajoso e determinado que escandalizou a sociedade da época.
 
Quando completou seus 20 anos ela se apaixonou pelo poeta Alvarenga Peixoto. Acabou engravidando sem ter contraído matrimonio. Um escândalo para a época. Somente oficializou a união dois anos depois de ter engravidado. O casamento durou 10 anos. A união foi estável e marcada pelo mutuo afeto. O casal teria quatro filhos. Maria Efigênia, José, Miguel e João.
 

Bárbara foi fundamenta na vida do inconfidente. Ela alimentou os sonhos do marido dando-lhe apoio e auxilio. Não permitindo que ele desisti-se dos seus ideais. Como ele próprio descreveria em uma de suas poesias:


“Bárbara Bela
Do norte estrela
Que o meu destino

Sabes guiar”
(...)
 

Com o fracasso do movimento, Alvarenga foi obrigado a deixar sua família, pois havia sido preso. Viveu uma verdadeira Odisséia. Primeiramente partiu para o Rio de Janeiro, de lá foi levado para a fortaleza da Ilhas das Cobras e para a África posteriormente. Morreu em território africano.Já Bárbara ficou no Brasil, teve metades dos bens confiscados e passou a ser discriminada pela população. Mudou-se para São Gonçalo do Sapucaí onde morreu em 1819

Nenhum comentário:

Postar um comentário